sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CARTA DE FEVEREIRO DE 2012


Querido irmão e irmã; Querida Igreja,

Como vocês sabem, no mês de Janeiro estive em Guiné Bissau. Saí de Madri no dia 5 e retornei no dia 6 de fevereiro. Vivi uma das melhores experiências da minha vida, servindo ao Senhor na construção de uma escola na aldeia Cerração, a 22 km de Gabú. Para quem desconhece, há uma equipe de missionários da APMT trabalhando naquela região. As pessoas vivem sob grande pobreza e em tremenda escuridão espiritual. Muitos grupos étnicos têm as suas crenças animistas e outras aderiram ao islamismo.

Ao lado da escola tem uma aldeia do grupo étnico fula, que pratica o islamismo. O Rev. Basílio e a sua família residem na área há cerca de dois anos. Eles são muito queridos pelos nativos e prestam um importante serviço naquela comunidade.

Quero aqui dizer que aprendi muito no convívio com os missionários, guineenses e os companheiros de equipe. Estes dedicaram voluntariamente o tempo e trabalho no projeto. São eles: Presb. Román e Diácono Ari (Igreja Presbiteriana de Higienópolis, Rio de Janeiro); Welington, Tiago e Débora (Igreja Presbiteriana de Thomás Coelho, Rio de Janeiro); Presb. José (Igreja Presbiteriana de Rio das Ostras, RJ); Presb. Altair (Igreja Presbiteriana de São Bartolomeu, MG); Rev. Marcos Azevedo e Presb. Juraci Pereira (Igreja Presbiteriana de Mata da Praia, Vitória, ES); Valdo e Carlos (guineenses da IP de Gabú); e os missionários Basílio, Gisa e filhos; Rogério, Fabiana e Guilherme.

Também pude pregar a 80 crianças e seus pais, do Projeto Educando; Preguei em um culto na Igreja Presbiteriana de Gabú, e a um grupo de crianças da aldeia (Fulas) em Cerração.

Provei e recomendo a participação de irmãos, pastores e missionários em projetos como este. Além de agregar valores a uma sociedade necessitada, se contribui com o trabalho missionário e exerce companheirismo aos valentes servos de Deus que dedicam suas vidas e tempo evangelizando pessoas em condições difíceis.

Graças ao Senhor, a Igreja em Getafe manteve as atividades de costume, ou seja, cultos e reuniões de oração. Louvo ao Senhor pela participação dos missionários Fábio Diniz e Fernando Dantas, saindo de seus campos para pregar em Getafe, e também o Silvano (membro da Igreja) que pregou em outros dois cultos dominicais. A eles sou muito agradecido.

A Sueli, Daniel e Vivian estão bem e colaboraram bastante nos trabalhos com a Igreja de Getafe durante a minha ausência. A Sueli e outras missionárias na Espanha fizeram um Blog para compartilhar o evangelho, usando como meio atrativo o artesanato, a culinária, temas relacionados a família, etc. Em menos de um mês já tiveram três mil visitas e contam com 53 seguidores. A maioria é de espanholas não evangélicas. Não é uma grande bênção?!

Motivo de grande alegria no Senhor está sendo o Chema, que mesmo sob pressão da família e de um padre católico continua freqüentando os cultos, perseverando no Senhor. Nesta semana retomamos os estudos com ele. Também vamos iniciar estudos com uma família de brasileiros residentes num pueblo a 40 km de Getafe.

No sábado, 11, por decisão do Sínodo Nacional, fui com o Rev. Fábio Diniz participar no culto de inauguração do local de culto da Igreja Presbiteriana de La Coruña, na Galícia e conhecer os irmãos que se reúnem ali. Foi abençoador estar com eles e com o pastor Jocildo Maximino e família, plantadores daquela Igreja. Regressamos logo após o culto e na manhã do domingo preguei no culto conjunto das Igrejas de Torrelodones, Madrid e Getafe. O propósito foi de promover a integração das três Igrejas. O culto foi em Torrelodones. A cada três meses repetiremos a experiência, fazendo um rodízio de lugar.

Com certeza, os assuntos aqui compartilhados são motivos de oração e louvor a Deus. Sei que podemos continuar contando com a sua preciosa intercessão e gratidão ao Senhor da obra.

Sempre gratos a todos que caminham conosco,

Um saudoso abraço,

Pr. Walter, Sueli, Vivian e Daniel.
Espanha
IPB – APMT



Veja as fotos a seguir:


0 - Reunião com os líderes da aldeia.

1 - Preparando os alicerces.




2 – Vôvo e o neto missionário.


3 – Missionários Rogério e Basilio.



 4 – O humilde começo.

5 – O neto preferido - Guilherme



6 – Vôvo Altair e o neto.

7 –  Com o primogenito - Juntos na frente missionária.

 8 – Presb. Juraci Pereira.

9 – Rev. Marcos Azevedo, Tiago e Rev. Basilio.

 10 – Pausa para evangelizar crianças.

11 – E vamos que vamos.

 12 – Hora do contra-piso.

13 – O contra-piso II.

 14 – Avançando.


 15 – Todos na luta.



  16 – Preparando o telhado.


17 – Preparando o telhado II.

 18 – Escola quase pronta.

 19 – A equipe antes de regressar ao Brasil e Espanha.

20 Despedida na Igreja de Gabu


                                                                                                                                                  

“... Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.   (Apocalipse 5.12)











                             

Nenhum comentário: